domingo, 31 de maio de 2009

Tudo em Dia - Cinema e Literatura

Hoje, eu (Adriano Portela) e o escritor Roberto Tapioca (autor do livro "Lampião o Mito") vamos estar ao vivo, a partir da meia-noite e trinta, no programa "Tudo em Dia com Luciano do Valle e Roberto Nascimento", na TV Clube/Band.


Durante a entrevista vou falar sobre meu novo projeto cinematográfico: um curta abordando o início da história de Lampião até antes dele entrar para o cangaço. No filme vou mostrar os conflitos que levaram o homem da família Ferreira a se transformar num dos maiores personagens da história do nordeste brasileiro.


O curta é uma adpatção do livro de Roberto Tapioca, Lampião o Mito.

Reverso

Obra mais recente. Ainda não foi exibida. O filme já foi selecionado para o festival de Grandes Curtas de Pelotas, no RS, e será exibido em Junho.

O filme mostra uma situação parecida, que acontece com dois homens em duas cidades diferentes. Quando tudo parece dar errado o conflito por si só segue seu rumo.

Roteiro e direção: Adriano Portela

Direção de fotografia: Marcos Roberto

Produção: Camylla Herculano

Prenúncio (vídeo/ ficção/ 17')

Prenúncio foi exibido na Mostra Pernambuco do Cine-PE 2009. Recentemente a obra foi selecionada para o festival de Grandes Curtas de Pelotas, no RS, vai ser exibida em Junho.

Sinopse

O filme conta à história de um pescador chamado Onofre, que tem um caso mal resolvido com um a amante. Por descumprir uma promessa, que resultou na morte da amada, Onofre passa a ter uma vida de angústia e perseguição espiritual. O pescador se envolve com bebida, traição, assassinato e ainda tem que ser submetido à rejeição do próprio filho.

Prenúncio é um filme tenso e frio que mostra a que ponto o ser humano pode chegar por causa de uma obsessão.

Roteiro e direção: Adriano Portela

Direção de fotografia: Flávio Moreira

Direção de elenco: Charles Franklin

Menina Sem Nome (vídeo/ doc/ 18')

Este documentário vai ser exibido nesta terça, dia 2 de junho, no Primeiro Festival Etnográfico da UFPE.

INFORMAÇÕES:

Mostra Narrativas, Vida e Cotidiano (manhã)Coordenacão: Luiz LacerdaDia 2 de Junho 9h–12hUFPE/Centro de Educação



Em 2007 "Menina Sem Nome" ficou entre os 10 melhores docs do festival nacional da UFRJ.


Sinopse

Um suposto assassinato na década de 70 choca os recifenses. Uma menina de identidade desconhecida, aparentando ter oito a dez anos, morena clara, foi encontrada morta na praia do Pina.

Trinta e seis anos depois e nenhum parente ou amigo apareceu para elucidação do acontecido. A polícia até hoje também não descobriu nada. O caso dessa menina vem tendo repercussão até os dias atuais. Conta à lenda que, após dois anos do falecimento, durante o processo de exumação, foi constatado que o corpo da garota estava intacto. Hoje essa menina possui inúmeros fiéis que acreditam e afirmam que ela é milagrosa.

Menina Sem Nome é um registro inédito que vai mostrar o caminho que a notícia do suposto crime percorreu até os dias atuais, as pessoas envolvidas, os fiéis, as histórias que foram criadas a partir desse caso e os estudos teóricos que abrangem a situação.


Roteiro e direção: Adriano Portela

Direção de Fotografia: Flávio Moreira

Finalização: Luciano Ventura

O Sobrado de São José (vídeo/ ficção/ 22')



Recife, a cidade mais assombrada do Brasil está sendo invadida por almas de outro mundo. O jornalista Carlos Pasquim ganha a missão de desvendar um mistério que rondava num antigo sobrado no bairro de São José. Algo de interessante o desperta nessa empreitada. Ele sente que necessita de reforço para descobrir o que deseja e solicita a ajuda de mais companheiros na casa, mas, para seu desespero, seu editor chefe resolve ir junto. Carlos, dois repórteres, o editor chefe e mais três mulheres vão passar dois dias nesse tal sobrado e aí....o que poderia ter acabado numa grande orgia, tornou-se o pior pesadelo da vida deles.

Cheio de suspense e dotado de uma boa comédia, “O Sobrado de São José” traz as lendas urbanas de Gilberto Freyre, como: a perna cabeluda, o barão enrolado no lençol manchado de sangue, o velho do saco, etc. e as lendas escritas por outros autores e pelo dito popular numa só estória. Esses personagens são os verdadeiros protagonistas dessa ficção.


Roteiro e direção: Adriano Portela

Direção de Fotografia: Flávio Moreira

Finalização: Marcelo Lira