sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Deu a "louca" no desembargador. Imprensa sofre consequência


Veja o absurdo e as conseqüências que o jornalismo está sofrendo. Este fato que vou relatar aconteceu há alguns dias e ainda me incomoda.

Primeiro veio à retirada do diploma, e não tardou para que outros fatos viessem à tona. Quem pensou que ia demorar, para nós (jornalistas), sofrermos pela falta do diploma se enganou e muito. A desordem já começou.

No fim do mês passado o desembargador Waldir Leôncio, do Tribunal de Justiça (TJ) do Distrito Federal, rejeitou o pedido de liminar feito pelo Jornal “O Estado de São Paulo” para que fosse liberada a publicação da reportagem sobre Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Pronto, voltamos a ditadura. A liberdade de imprensa já era. Agora se o caso fosse com você leitor, aí eu queria ver se a sua foto não estaria publicada em todos os periódicos. Pois é, no dia 30 de julho, o desembargador Dácio Vieira proibiu o jornal de divulgar informações a respeito da Operação Faktor, conhecida como Boi Barrica, da Polícia Federal (PF), que envolve o filho do peemedebista.

Sabe de quanto é a multa que o desembargador aplicou para quem descumprir a decisão: de 150 mil reais para cada reportagem publicada. E o engraçadinho do filho de Sarney queria que a multa fosse de 300 mil reais. É DEMAIS!

Observe o que foi alegado pelos advogados do empresário, em relação à publicação das primeiras matérias sobre o assunto:

Diálogos íntimos - Os advogados do empresário afirmam que o jornal praticou crime ao publicar trechos das conversas telefônicas gravadas na operação com autorização judicial e alegaram que a divulgação de dados das investigações fere a honra da família Sarney. (Do site “último segundo”).

Operação Faktor ou Operação Boi Barrica - é uma operação da Policia Federal Brasileira que investiga Fernando Sarney, suspeito de fazer caixa dois na campanha de Roseana Sarney na disputa pelo governo do Maranhão em 2006. Antes das eleições, ele sacou 2 milhões de reais em dinheiro. Fernando Sarney foi indiciado por formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Em consequência desta operação a Polícia Federal gravou ligações que mostraram indícios de nepotismo praticados por Sarney onde interveio ao entregar um cargo ao namorado de sua neta, juntamente com Agaciel Maia.

OBS. O nome Boi Barrica refere-se a um grupo folclórico do Maranhão que tem como padrinhos a família Sarney. (Do wikipedia.org).

6 comentários:

  1. Dos escandalos do sarney eu ja sabia, mas essa de proibir de publicar as reportagens nao
    nusss
    que coisa hem. ngm tem liberdade de nada msm. a tem a "liberdade" de vota num cara pra presidente que vai manda na gente...e por ai vai --'
    bejao
    www.rocknaveiaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Affs
    q poca vergonha! O Sarney o filho dele sãos uns FDP!
    Bando de ladrão!

    http://princemorbido.blogspot.com
    passa la :S

    ResponderExcluir
  3. Como jornalista, vejo isso da pior forma possível. Daqui a pouco, todo o nosso trabalho deverá passar por um censor. Infelizmente, em qualquer local que se trabalhe hoje em dia há regras sobre o que pode e o que não pode ser veiculado. No entanto, ainda há limites para isso.

    Pena que com o STF dando essa chancela, daqui a pouco haverá mais e mais materiais jornalísticos sendo proibidos. O que é uma vergonha! Acho que a classe deveria se mobilizar mais nesse sentido!

    Abs,
    Érika dos Anjos
    ****************************************
    http://www.oquartoelemento.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei estranho entrar num blog chamado portela filmes e não encontrar propriamente filmes rsrs. Há muito o que se pensar sobre o diploma de ensino superior, não esgotaria o assunto em um comentário, mas tudo fica mais difícil quando ainda há proibição de reportagens. Seria como um professor receber ordem de calar a boca no meio da aula por um inspetor. Tenho até medo de saber até onde isso vai parar...

    ResponderExcluir
  5. interessante a postagem, muito bem escrita. Tomara que acordem para o que está acontecendo com o Nosso Brasil.

    ResponderExcluir